Você sabe quais são seus efeitos?
Glaucoma é um conjunto de doenças, quase sempre associadas ao aumento da pressão intra-ocular, que levam a uma neuropatia óptica com consequente alteração do campo visual. É crônico e de evolução lenta, podendo levar à cegueira. Sua incidência aumenta com a idade, é incurável e provoca danos irreversíveis à visão, sendo o diagnóstico precoce de fundamental importância.
Com índices que afetam entre 1 a 3% da população, é necessário conhecer o glaucoma e seus efeitos. É importante que todos, crianças e adultos, façam uma avaliação regular da função visual, já que apenas a detecção precoce e o tratamento correto podem prevenir a perda da visão e, em alguns casos, a cegueira.
Existem algumas condições especiais que podem colocar determinadas pessoas em maior risco de desenvolvimento do glaucoma, são elas:
Pessoas acima de 45 anos:
apesar de ocorrer em qualquer faixa etária, as pessoas acima de 45 anos tem uma chance maior de desenvolvimento do glaucoma.
Pessoas com história familiar de glaucoma:
o glaucoma parece ter predileção por acometer determinadas famílias, a tendência pode ser herdada. De qualquer forma, não basta ter uma pessoa na família com a doença para também desenvolvê-la.
Pessoas com pressão intraocular anormalmente elevada:
como já vimos, a pressão ocular elevada é principal fator de risco para o glaucoma.
Pessoas com descendência africana ou asiática:
estas etnias têm uma predisposição especial a desenvolver glaucoma primário de ângulo aberto do que as outras.
• Pessoas que possuem:
• Diabetes
• Miopia
• Uso prolongado de esteróides (corticóides)
• Alguma lesão ocular prévia
Leave a Reply