Todos os campos são obrigatórios.

Obs.: a data e horário solicitado por você serão submetidos a disponibilidade, após a verificação na agenda da clínica. Você receberá um contato para confirmação da consulta.

Fechar formulário

Biometria – Calcula o grau da lente intra-ocular

Na avaliação pré-operatória, o exame de biometria é fundamental para o sucesso pós-operatório, uma vez que calcula o valor dióptrico da lente intra-ocular (LIO) a ser implantada na cirurgia.

Biometria Calcula o Grau da Lente Intra Ocular

Atualmente, a cirurgia de facoemulsificação vem dando caráter refrativo à cirurgia de catarata pelo aprimoramento das técnicas cirúrgicas e de LIOs de diferentes materiais e modelos. Essa evolução traz a necessidade de maior precisão e previsibilidade no resultado refracional.

Biometria Calcula o Grau da Lente Intra Ocular

A biometria pode ser realizada por dois métodos: o ultrassônico e o óptico. A Biometria ultrassônica usa o ultrassom e o segundo utiliza a luz para medida do comprimento axial do globo ocular e das estruturas intra-oculares.

Biometria ultrassônica ou ecobiometria

Biometria Calcula o Grau da Lente Intra Ocular

Na ecobiometria, a ultra-sonografia modo A emprega amplificação linear com sondas nas freqüências de 10-12 MHz. A medida do comprimento axial é determinada pelo tempo em que ecos emitidos pela sonda necessita para ultrapassar as interfaces da córnea à retina e retornarem à sonda, e a velocidade de propagação do ultra-som varia de acordo com a densidade do meio em estudo.

Biometria Calcula o Grau da Lente Intra Ocular

A medida acurada do comprimento axial ocular é fundamental para o cálculo correto da LIO. O aparelho de biometria deve ser calibrado regularmente. Além disso, uma boa anamnese deve ser realizada previamente ao exame, a fim de checar se o olho examinado é fácico, afácico ou pseudofácico e, neste caso, se a LIO é de polimetilmetacrilato (PMMA), silicone ou acrílico.

Técnica

A ecobiometria pode ser realizada sob duas técnicas:

Biometria de Contato: após anestesia tópica, a sonda é colocada diretamente sobre a superfície corneana, sem que haja compressão. Durante a biometria, o paciente deve manter-se em posição primária do olhar e a sonda deverá estar perpendicular às interfaces a serem examinadas. Entre as medidas, é aconselhável que o paciente pisque para evitar o ressecamento e abrasão da superfície corneana, além de que a lágrima melhora o contato da sonda com a córnea e conseqüentemente, a condução do som.

Biometria de Imersão: o paciente necessita estar com a cabeça reclinada; utiliza-se uma concha escleral, que é colocada no olho, entre as pálpebras, e é preenchida com solução salina ou metilcelulose a 1 ou 2%. A sonda da ultra-sonografia é imersa na solução, mantendo-se entre 5 e 10 mm de distância da córnea. Assim, como na técnica anterior, nesta também é importante que a sonda seja posicionada exatamente perpendicular ao eixo visual para que possibilite captar o eco de todas as ondas sonoras emitidas.

A Biometria de Imersão é um método muito preciso e especialmente útil nos olhos com alta hipermetropia e comprimento axial curto.

Biometria ocular óptica

Biometria Calcula o Grau da Lente Intra Ocular

O biômetro óptico utiliza o método de interferometria de coerência parcial para obter as medidas necessárias para o cálculo do comprimento axial. A biometria ocular óptica consiste no emprego de um feixe de laser infravermelho de 780 nm que é emitido para um divisor de feixes, constituído por dois espelhos, um móvel e um fixo. Este divisor gera dois feixes coaxiais que são dirigidos para dentro do olho e serão refletidos na superfície anterior da córnea e no epitélio pigmentar da retina, eliminando a influência dos movimentos longitudinais do olho.

Uma das grandes vantagens da biometria ocular óptica é o conforto a ambos, médico e paciente.

As medidas da profundidade da câmara anterior e do comprimento axial são feitas sem contato direto com o olho do paciente. Sendo assim, evita lesões corneanas e evita uma aplanação inadvertida da superfície da córnea que poderia alterar a determinação do comprimento axial e conseqüentemente o cálculo da LIO, como ocorre com a biometria ultrassônica.

Além do comprimento axial e da profundidade da câmara anterior, o biômetro óptico também realiza a ceratometria, que é dada pelo princípio de reflexão de luz.

A medida do comprimento axial é realizada orientando o paciente para que fixe o olhar em uma luz emitida pelo aparelho, ou seja, o paciente fixa a luz com a mácula. A mensuração é realizada, então, até a área macular e a captura desta luz refletida na superfície corneana nos fornece o comprimento axial.

Saiba mais:

O que é catarata?
A cirurgia da catarata
Lentes intra-oculares