O que é o calázio?
Calázio é uma tumefação da pálpebra causada pela inflamação de uma das glândulas que produzem material sebáceo (glândulas de Meibomius) localizadas nas pálpebras superior e inferior.
Calázio – fase aguda
O calázio às vezes é confundido com um hordéolo, ou também chamado terçol, que também aparece como uma tumefação na pálpebra. O hordéolo é uma infecção de um folículo ciliar que causa um nódulo avermelhado e doloroso na borda palpebral.
O calázio é uma reação inflamatória ante uma obstrução da secreção sebácea pela glândula. Não é causada pela presença de bactérias, todavia a área afetada pode se tornar infectada por bactérias.
O calázio tende a desenvolver-se mais comumente nas bordas palpebrais e tende a “apontar” para o interior da pálpebra. Em alguns casos, o calázio pode causar uma inflamação aguda de toda a pálpebra, porém tem um ponto doloroso definido.
Como se trata o calázio?
Quando o calázio é pequeno e não causa sintomas, pode desaparecer espontaneamente, mas se é grande pode causar borramento da visão.
O tratamento do calázio é feito por um dos métodos citados abaixo, ou por uma combinação destes.
1. Compressas mornas: deve ser aplicada sobre a pálpebra fechada, com um pano limpo umidecido em água morna, durante 5 a 10 minutos, por 3 ou 4 vezes ao dia. Em geral o calázio desaparece dentro de algumas semanas. Em alguns casos se pode-se associar pomadas antibióticas.
2. Injeção de esteróides: estas podem ser eficazes quando persiste um nódulo pequeno após a realização das compressas mornas.
3. Excisão cirúrgica: um calázio de grande tamanho o qual não respondeu a outros tratamentos pode ser removido cirurgicamente uma vez que a inflamação inicial já tenha diminuído.
Mesmo após o tratamento algumas pessoas têm propensão a apresentar recorrências do calázio. Se um calázio reaparece no mesmo lugar seu oftalmologista poderá requisitar uma biópsia para descartar problemas mais graves.
Saiba mais:
Blefarite
Olho Seco
Pterígio
Pinguécula
Catarata
Proteção – Raios UV
Importante:
As enfermidades do olho podem manifestar-se a qualquer idade. Muitas delas não causam sintomas até que tenham produzido lesão. Por isso exames médicos realizados regularmente por um oftalmologista são muito importantes, já que muitos casos de cegueira são preveníveis quando são diagnosticadas e tratadas a tempo