Pinguécula é uma lesão amarelada e um pouco elevada que se forma no tecido superficial à esclera (região branca do globo ocular) próximo à córnea.
Pinguécula nasal
A pinguécula é tipicamente é encontrada na área da abertura palpebral, justamente a área exposta aos raios solares. Mais freqüente em pessoas de meia idade ou idosos que se expuseram ao sol grande parte da vida, mas também pode ser encontrada em pessoas mais jovens ou mesmo em crianças.
A pinguécula geralmente causa poucos sintomas. Quando a pinguécula se torna elevada pode causar sensação de corpo estranho. Em alguns casos a pinguécula torna-se inflamada, uma condição chamada de pingueculite. Irritação e vermelhidão ocular ocorrem após exposição ao sol, natação, vento, poeira ou condições de ressecamento.
Óculos com filtro para raios UV
O tratamento da pinguécula depende da severidadedos sintomas. Todos os pacientes com pinguécula se beneficiam do uso de proteção solar (óculos solares). Colírios lubrificantes podem ser prescritos para alívio de sintomas leves e colírios antiinflamatórios para os casos de pingueculites mais importantes.
A remoção cirúrgica da pinguécula pode ser considerada em casos mais severos, quando há interferência com a visão, o ato de piscar ou no uso de lentes de contato.
Algumas vezes, a pinguécula pode ser uma precursora do pterígio.
Saiba mais:
Pterígio
Proteção – Raios UV
Cirurgia de pterígio
Blefarite
Calázio
Catarata