A Ceratoscopia ou Topografia corneal é um exame computadorizado que estuda a superfície da córnea identificando doenças desta região do olho, habitualmente executados antes da cirurgia refrativa, sendo fundamental na avaliação do paciente, podendo esta ser contra-indicada conforme o seu resultado.
Topógrafo
A topografia ou ceratoscopia computadorizada de córnea, é o exame indicado através do qual uma análise qualitativa e quantitativa do astigmatismo corneal pode ser realizada.
Originalmente, a Ceratoscopia não computadorizada já era realizada a partir da colocação de um disco plano, com faixas concêntricas alternadas em preto e branco (disco de Plácido), posicionado à frente da córnea.
Através de tal sistemática, o avaliador já observava através de uma abertura central o reflexo criado na superfície anterior da córnea. Tal método tinha o inconveniente de apenas fornecer informações qualitativas de acordo com as distorções observadas no reflexo dos anéis.
Com o advento da realização do mesmo exame através de computador, a captação da imagem passou a ser convertida em um mapa topográfico colorido, onde a análise quantitativa da curvatura corneal tornou-se viável, passando-se também a serem produzidas análises qualitativas extremamente mais precisas e, classificatórias do astigmatismo quanto a sua regularidade e simetria.
Possíveis astigmatismos existentes são classificáveis mediante as seguintes características qualitativas:
a) Astigmatismo Regular, onde os dois meridianos principais encontram-se em ângulos retos;
b) Astigmatismo Irregular, onde os eixos não se encontram em ângulos retos ou, quando existe qualquer variação da superfície refrativa corneana;
c) Astigmatismo Simétrico, onde a córnea apresenta uma mesma curvatura ao longo de um meridiano;
d) Astigmatismo Assimétrico, onde a córnea apresenta diferente curvatura em um dos hemimeridianos, do mesmo meridiano.
Vários estudos de topografia de córnea em membros da família de pacientes com ceratocone têm revelado a presença de ceratocone em pessoas que aparentemente não apresentam qualquer sintoma da doença, o que se denomina ceratocone sub-clínico.
Diferentemente de uma topografia realizada em um olho normal, no ceratocone a topografia de córnea revela a presença de um astigmatismo irregular e assimétrico que, em geral apresenta uma maior curvatura na porção inferior da córnea.
A Ceratoscopia Computadorizada ou Topografia de Córnea é um exame que tem por finalidade avaliar a superfície da córnea. É realizado em casos de Ceratocone, para avaliação pré e pós-operatória de Cirurgia Refrativa (exemplo: cirurgia de miopia), em usuários de lentes de contato, e outros. É um exame indolor e não deve ser instilados colírios para dilatar a pupila antes de sua realização. O paciente deve fixar o olhar numa luz que há dentro do aparelho para sua realização. O paciente deve retirar as lentes de contato nas 48-72h anteriores à realização do exame, caso faça uso.