A degeneração macular relacionada à idade
A degeneração macular relacionada à idade, também conhecida como DMRI, é a principal causa de cegueira nos indivíduos acima dos 50 anos. Das quatro principais causas de cegueira, é a única em que a profilaxia e/ou tratamento não foram ainda bem equacionados.
A catarata, em geral, não pode ser prevenida, mas a cirurgia recupera a visão da grande maioria dos pacientes operados. O glaucoma também não pode ser prevenido, mas a cegueira pode ser evitada com os recursos atuais. A retinopatia diabética pode ser, em grande parte, prevenida e tratada. Para a DMRI, entretanto, tanto a prevenção como o tratamento, não atingiram níveis satisfatórios, permanecendo ainda como um desafio a ser vencido pela oftalmologia no início deste século.
A dificuldade de se estabelecer a prevenção e o tratamento da DMRI reside, em grande parte, no desconhecimento da sua etiologia e dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos nas diferentes fases. É uma doença multifatorial. Estudos recentes apontam o fator genético como provável peça fundamental para a sua ocorrência. Já estudos epidemiológicos, realizados com a finalidade de identificar eventuais fatores de risco associados à DMRI, incluem entre as causas fatores demográficos, comportamentais, médicos e fatores oculares não retinianos.
Alguns desses estudos sugerem um maior risco de incidência de DMRI em indivíduos da raça branca, fumantes e indivíduos com maior índice de massa corporal. Essas associações, entretanto, não estão completamente estabelecidas, e estudos adicionais são necessários para conclusões mais definitivas.
Leave a Reply