O procedimento cirúrgico é o mais indicado para a cura da catarata
Qualquer opacidade do cristalino é denominada como catarata, mesmo que não afete a visão. Porém, a doença é progressiva e a imagem passa a chegar na retina com menor nitidez. Por existirem diversos processos que levam à opacificação do cristalino, os sintomas são variáveis.
No tipo mais comum, a Catarata Senil, a visão diminui progressivamente e os objetos podem parecer amarelados, nebulosos ou ter ser formato deformado. Na Catarata Congênita, a criança nasce ou desenvolve a opacificação nos primeiros meses de vida, geralmente por conta doenças adquiridas pela mãe durante a gravidez (como rubéola e toxoplasmose, por exemplo). A Catarata Secundária ocorre por alterações metabólicas do cristalino, opacificando-o. As causas mais comuns de diabetes, uveítes, traumas, excesso de radiação (UV ou outras), abuso de colírios com corticóides e choque elétrico.
O único tratamento curativo é o cirúrgico e consiste em substituir o cristalino opaco por uma prótese denominada de lente intra-ocular (LIO). Toda vez que a qualidade de vida do portador de catarata esteja comprometida, ou seja, quando existem limitações nas atividades cotidianas, a cirurgia é indicada. Uma vez operada, a catarata está curada, não havendo risco de reincidência.
Leave a Reply